TNT


TNT é uma banda brasileira de rock and roll, que foi muito influente na década de 1980.

HistóriaA primeira formação, não oficial, da banda contava com Charles Master, Flávio Basso, Nei Van Soria, Márcio Petracco e Alexandre Birck (que mais tarde integraria a Graforréia Xilarmônica, dando lugar a Felipe Jotz) em seus primórdios.

Em 1985 gravam o Rock Grande do Sul, uma coletânea com mais 4 bandas: DeFalla, Engenheiros do Hawaii, Garotos da Rua e Os Replicantes, que mostra a formação mais conhecida. Pouco tempo após sua gravação teve a vinda de Tchê Gomes.

Flávio Basso e Nei Van Soria abandonam a banda antes do lançamento do primeiro disco, para irem tocar o seu "porno rock", em uma das maiores bandas de rock gaúcho da história, Os Cascavelletes.

Márcio Petracco volta à banda junto com seu ex-colega de escola Tchê Gomes, que eternizou sua voz e guitarra na banda cantando e tocando músicas como "Estou na Mão", "Ratiação", "Liga Essa Bomba" e "Deus Quis" (regravada pela banda Acústicos & Valvulados).

Em 1987 é lançado o primeiro álbum da banda, auto-denominado TNT.

Felipe sai da banda após o TNT (volume 2), para estudar bateria nos Estados Unidos e entra Paulo Arcari no seu lugar. Em 1991 com a entrada de João Santos nos teclados gravam Noite Vem, Noite Vai, disco que já aponta as tendências mais pop de Master.

Tchê sai da banda depois de desentendimento com Charles e com o fim d'Os Cascavelletes, Flávio Basso volta à sua banda de origem. Em 1994 Flávio desentende-se com Charles e sai da banda. Nesse mesmo ano a banda encerra oficialmente as atividades, devido aos desentendimentos entre os músicos por causa de divergências musicais.

Chegado 2003 a banda volta a fazer shows com Fábio Ly na bateria e em 2004 é lançado o TNT ao Vivo em CD e DVD, gravado em 2003. Esse disco não faz justiça ao passado da banda, apesar de contar com Petracco e Tchê nas guitarras. De 2003 até 2005, Tchê Gomes assumiu os vocais.

Em 2005 Márcio Petracco sai da banda após outro desentendimento com Charles. Em 2005 lançam o primeiro disco de estúdio em mais de uma década: Um por Todos ou Todos por um, porém sem a presença de Charles Master nos vocais. Este cargo sendo ocupado por Tchê Gomes, então guitarrista da banda.

Atualmente Charles Master partiu para a sua carreira solo e Márcio Petracco participa da banda Locomotores.

Em 2008, há a formação da banda Tenente Cascavel, que reúne alguns integrantes dos Cascavelletes e do TNT, a qual desde então faz shows relembrando os maiores sucessos das 2 bandas. Sem Charles Master e Flávio Basso, 2 dos principais músicos, a banda perde em 2010 Frank Jorge, que retira-se da banda sem maiores justificativas à mídia. A Tenente Cascavel acaba sendo muito criticada por alguns dos fãs mais ferrenhos das 2 bandas como "projeto caça-níquel", onde não querem fazer música por prazer, mas sim juntar dinheiro a custa dos saudosos fãs. Apesar disso, fazem ótimos shows, com boa presença de palco, garantindo notável visibilidade no estado do Rio Grande do Sul.

Discografia

Coletâneas

Rock Grande do Sul (1985)
Hot 20 (1999)

Álbuns de estúdio

TNT (1987)
TNT (volume 2) (1988)
Noite Vem, Noite Vai (1991)
Um por Todos ou Todos por um (2005)

Álbuns ao vivo

TNT: Ao Vivo (2004)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

  1. ai vlws pelo comentário.
    tbm coloquei seu banner no meu blog

    http://rockandrolldownload.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. banner corrigido lá

    http://rockandrolldownload.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa banda!!!Valeu pela postagem!!!

    ResponderExcluir